sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Shit Tube - Chegou a hora de rever seus conceitos

Hoje vou postar umas informações sobre o temido "Shit Tube". Muita gente ao ouvir esse nome já trava rsrs


Nossa primeira experiência com ele, foi recentemente no Vale do Pati, Chapada Diamantina, nem todos usaram, só no primeiro dia que fizemos um "camping selvagem".  O Henrique da agência que nos levou (www.foradatrilha.com.br) utiliza muito e faz campanha para que todos utilizem esse equipamento naquelas bandas.


O que é o Shit Tube ?
É praticamente um cano de pvc de 100mm. Fora do Brasil muita gente utiliza.O Henrique (Fora da Trilha) disse que quem o apresentou ao equipamento, foi um francês que ele levou a uma das grutas da Chapada.

Porquê utilizar ?
Dependendo da quantidade de pessoas na trilha ou acampamento,se forem muitas e sempre, imagine isso daqui alguns anos, vira um campo minado e ainda atrai animais. E não é bom enterrar próximo a rios, montanhas e principalmente grutas. A chuva pode levar facilmente a alguma nascente ou rio.

Claro que se você for fazer uma trilha sozinho e não muito movimentada, é mais prático fazer como manda os bons modos, enterrar. Mas e o papel você trás de volta ?

Como construir ?
Material:
25 a 30 cm de tubo de pvc com 100 mm
2 Caps (tampas) 100 mm
2 anéis de borracha para vedação de 100 mm
Cola de PVC
Cal virgem para desinfecção e desodorização

Como fazer:
Para montar basta colocar os anéis de borracha nas fendas internas dos caps e passar cola em um deles, este será o fundo. O outro será a tampa, escolha para a tampa, o cap que melhor estiver encaixando, sem muita dificuldade.

Como Utilizar ?
1. Faça suas fezes normalmente em um jornal ou saquinho plástico no chão
2. Jogue uma colher de cal
3, Coloque todo papel higiênico e fezes num saco, tire o ar de dentro do saco plastico, feche bem e jogue dentro do Shit Tube

Pronto, fácil e a Natureza agradece e o próximo que vai estar no local também.

Obs: Acho que um desse dá para umas 5 pessoas.

Outras dicas de como cagar no mato: http://www.extremos.com.br/noticias/121022_como_cagar_no_mato/


4 comentários:

  1. É isso aí Rafael!
    O mundo não comporta mais velhos métodos pautados em conceitos ultrapassados ante a realidade ambiental.
    Pessoas se auto-proclamando ecologistas vemos aos montes nas trilhas, difícil é vermos atitudes concretas de respeito ao meio ambiente e á outras pessoas.
    Não é preciso ser espeleólogo ou escalador de alta montanha para exercermos nosso dever de trazermos para as cidades todo lixo orgânico e inorgânico produzido de “qualquer forma” e “qualquer meio” em locais não urbanos.

    O “Shit Tube” pode ser feito também com um Saco Estanque por ser de material mais leve, fazer menos volume e ser mais discreto que o tubo de PVC.
    Utilizem também sacos de papel em vez dos plásticos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Rafael, legal seu post. mas ainda sou fã da pazinha mesmo, até pq. enterrar o material a uma certa profundidade, tbem ajuda o meio, segundo informações q já colhi na USP. Um professor meu falou q dependendo do lugar em seis meses esse material´, já estará estéril, e será terra.

    ResponderExcluir
  3. Sim a pazinha e enterrar é bom tambem. Mas a idéia do shit tube é para locais movimentados ou então em solos tipo de montanhas que nao da para enterrar muito fundo,

    ;)

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc. Ele serve para as grandes escaladas e para as cavernas. Aí não tem jeito, tem que carregar embora.
    Haja desprendimento!!rsrs
    bj

    ResponderExcluir