quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Caxambu - MG



Quarta feira de cinzas, hora de voltar para SAMPA.

Parada para almoçar em Caxambu e depois fomos conhecer o Parque das Águas. Parque muito bonito, vale a pena passar o dia todo e levar umas garrafas.

Entrada 3 reais. do lado de fora existem varias lojas de artesanato, bolsas de palha, passeio de charrete e etc.

"Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), tem 210.000m2 de área e conta com 12 fontes de águas minerais, de alto poder diurético e desintoxicante, com propriedades químicas diferentes umas das outras, fluindo ininterruptamente. Os bosques, jardins e alamedas de grande beleza paisagística são perfeitos para passeios tranqüilos e revitalizantes. Para os desportistas existem quadras próprias para a prática de tênis, vôlei e bocha, além de uma pista de cooper que circunda o lago. As piscinas, uma para adultos e outra para crianças, são abastecidas com água mineral da fonte Mayrink."

Site: http://parquedasaguasdecaxambu.blogspot.com/2009/08/o-parque-das-aguas-de-caxambu.html

fotos dessa viagem: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150523871419812.399283.576754811&type=1&l=b719ba186b

RELATO COMPLETO DA VIAGEM:




PE do Ibitipoca - MG - III




Quarto dia de carnaval, deixamos a trilha mais famosa e longa para o fim.

"CIRCUITO JANELA DO CÉU

(Ida e volta = 16Km aproximados)
Este é o mais longo circuito, estendendo-se principalmente sobre a cumeeira do maciço do Pico da Lombada. Não existem áreas de mata, vales e cursos d'água, com exceção do trecho final junto à Janela do Céu e à Cachoeirinha. Mas o esforço é recompensado pela visita às grutas e pelo belíssimo horizonte avistado no Pico da Lombada, ponto mais alto do Parque, a 1784metros de altitude. (texto retirado do folheto do Parque Estadual do Ibitipoca - IEF-MG)

Apesar da trilha ser longa, a subida não é tão ingrime quanto a do Pico do Peão. Depois ainda curtimos o Lago Negro, proximo a lagoa dos espelhos

ATRAÇÕES: Cruzeiro; Gruta da Cruz; Pico da Lombada; Gruta dos Fugitivos; Gruta dos Três Arcos; Gruta dos Moreiras; Cachoeirinha; Rio Vermelho; Janela do Céu."


Fotos desse dia: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150523314309812.399233.576754811&type=1&l=85b066d10b

RELATO COMPLETO DA VIAGEM:




Lima Duarte - MG




Terceiro dia de Carnaval, tivemos problemas com o carro, no final deu tudo certo e ainda conseguimos ir curtir as cachoeiras de Lima Duarte, municipio próximo ao PE do Ibitipoca.

Fomos na Cachoeira do Arco Iris, são 4 cachoeiras de um mesmo rio. O começo da trilha é um pouco puxado, mas vale a pena, as outras quedas são bem mais vazias do que a principal e a vista lá de cima é muito bonita.

Como chegar e mapas em: http://www.limaduarte.com/roteiros/cachoeiraarcoiris/roteiro.php

tem uma lanchonete e um camping no local. A estrada de terra é tranquila, tem algumas bifurcações e placas, como tem gente indo e vindo é dificil se perder.

Cachoeira da Garganta:


Cachoeira do Y:



fotos desse dia: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150523254984812.399225.576754811&type=1&l=d0d22c47e0

RELATO COMPLETO DA VIAGEM:




PE do Ibitipoca - MG - parte II


Segundo dia visitando a região do PE do Ibitipoca.

Primeiro dia de trilhas dentro do Parque.
É bom chegar cedo, pois as 8h da manhã a fila já é longa e demora um pouco para entrar.

Visitamos o centro de informações turísticas do parque, depois fomos na lanchonete, tomamos nossa cervejinha e optamos por fazer o circuito do Pião e também o das Águas. Foi uma pernada, mas mesmo assim deu para aproveitar.

Circuito do Pião:
(Ida e volta = 10Km aproximados)
Esta trilha, de extensão intermediária em relação ao dois outros circuitos, dá acesso ao segundo ponto mais alto do Parque, o Pico do Pião, com 1722 metros de altitude. A caminhada percorre áreas de campo rupestre e de mata, permite à visitação a grutas e às ruínas da antiga Capela Senhor Bom Jesus da Serra. Existem trechos bem íngremes, em sua maior parte sobre o quartzito.
(texto retirado do folheto do Parque Estadual do Ibitipoca - IEF-MG)
ATRAÇÕES: Gruta do Monjolinho; Gruta do Pião; Gruta dos Viajantes; Pico do Pião; Ruínas da Capela.




CIRCUITO DAS ÁGUAS
(Ida e volta = 5Km aproximados)
Este é um circuito muito popular, por ser relativamente curto e reunir vários tipos de atrativos do Parque: grutas, poços, cachoeiras, praias e formações rochosas surpreendentes. A vegetação é densa e diversificada e, com alguma sorte, é possível observar vários exemplares da fauna: tucanos, andorinhões, iraras e outros. (texto retirado do folheto do Parque Estadual do Ibitipoca - IEF-MG)
ATRAÇÕES: - Lago dos Espelhos; Ducha; Lago Negro; Prainha das Elfas; Prainha; Gruta dos Gnomos; Lago das Miragens; Ponte de Pedra; Cachoeira dos Macacos; Rio do Salto; Gruta dos Coelhos.

Ponte de Pedra:

Cachoeira do Macaco:



+ fotos desse dia: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150523145454812.399210.576754811&type=1&l=d9d3a7671e

RELATO COMPLETO DA VIAGEM:





PE do Ibitipoca - MG - parte I



Carnaval, nosso destino foi o PE do Ibitipoca em Conceição de Ibitipoca em MG, próximo a Lima Duarte e Juiz de Fora. + ou - 460km de Sampa.

"A Serra do Ibitipoca denominada, em tupi-guarani, como Serra da Ventania/Serra Fendida, recebeu, no século XIX o naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire que descobriu e descreveu as espécies que ali encontrou, registrando em seus escritos “... vista dos belos campos que se apresentam hoje aos meus olhares, não pude deixar de sentir verdadeiro aperto no coração, pensando que logo os deixarei para sempre”.


Em 04 de julho de 1973, através da lei n.º 6126, é criado o Parque Estadual do Ibitipoca, com 1.488 ha, localizado a sudeste do Estado de Minas Gerais, nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, sob a responsabilidade do IEF.


Localizado na Serra do Ibitipoca, uma ramificação da Serra da Mantiqueira, o Parque Estadual do Ibitipoca é divisor das águas das bacias dos rios Grande e Paraíba do Sul e possui uma vegetação formada por mata atlântica, pelos campos rupestres com afloramentos rochosos e matas ciliares ao longo dos cursos d’água. Cactos, bromélias, orquídeas, samambaias e liquens são característicos da Serra do Ibitipoca. As candeias existem em abundância, quase sempre cobertas com um líquen esverdeado chamado barba-de-velho.


O Parque possui vários córregos e riachos que formam atrativos como piscinas naturais e cachoeiras. A correnteza forte chega a fazer escavações que formam passagens subterrâneas, como por exemplo, a Ponte de Pedra. As grutas de formação quarzítica integram a paisagem do Parque."


Site oficial: www.parquesdeminas.mg.gov.br/ibitipoca.html


Alugamos uma casa simples e o preço foi ótimo, 600 reais de sex a quarta.


Primeiro dia tiramos para descansar da viagem e conhecer a vila. No Segundo dia visitamos o PE IBitipoca, no terceiro dia fomos a Lima Duarte e no quarto voltamos ao PE Ibitipoca e voltamos a sampa.


+ Fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150523105444812.399208.576754811&type=1&l=28e3a4c254



RELATO COMPLETO DA VIAGEM: