sexta-feira, 13 de julho de 2012

Caminho de Santiago - 19ºDia

Depois de dormir no Albergue do Acácio, a noite anterior, foi a melhor. Dormi sozinho no quarto, espalhei todas as tranqueiras pelo quarto, acordei sem barulho, acendi a luz, coisas que são um luxo no Camino. Não é uma reclamação, mas curti.



Sai por volta das 6:30, não estava muito frio como nos dias anteriores. 
Passando pelo Hospital de Orbigo, a linda ponte (foto do começo do relato)




Pensei que o caminho hoje seria pela estrada, porém no povoado de Villares de Óbigo, 




o caminho se divide, voce pode escolher ir pela estrada (15km) ou por outro povoado e uma pequena serra (16km). Claro, escolhi o maior.




Passei por fazendas, reencontrei a Tríssia (que conheci em Roncesvalles), conheci mais 4 brasileiros, sendo que uma delas, retirou a credencial em SP no mesmo dia que eu, muita coincidência. fiquei bem feliz.

Hoje não ventou muito, não fez muito calor, ótimo para caminhar.

Faltando 6km para Astorga, conheci o David, mora num sofá coberto, construiu uma tenda que oferece sucos, salgados e outras coisas, tudo por donativos. Está ali naquele pedaço tem 3 anos.




O caminho de descida da serra é muito bonita, ali conheci outro brasileiro e um alemão amigo dele que falava portugues.




Chegando em Astorga, tambem passou por mim um grupo de bikers de Portugal e cantaram para mim garota de ipanema, dei risada, agradeci, mas falei, sacanagem, tem que cantar para mulher, todos riram.




Para chegar no albergue, tem que subir uma ladeira bem chatinha, mas bem no final da subida, é o albergue.

Fiz os afazares de todos os dias, dei uma volta na bela cidade de Astorga com a Tríssia e depois com Alfonso. Fizemos um jantar coletivo, comi chocolate, visitei um palácio de Gaudi, a igreja e vi os sinos tocarem.






Gastos
Albergue 5 euros
Donativo 1.50euros
Desayuno 3,20euros
Supermercado 8euros
Compras: 10euros

Observações by Raffa:
Em Astorga tem loja de equipamentos de trekking. Tambem é a cidade dos chocolates, coma muito. A Igreja e o Palacio de Gaudi valem visitas. O Albergue tem cozinha e próximo tem supermercados. Os sinos da plaza são diferentes, é um casal de bonecos que batem no sino.

Distância percorrida: San Martin > Astorga = 21,4km

Detalhes da Etapa by Manoel de Brasilia
O trecho de aclive mais significativo é de Puente de Órbigo ao Crucero Santo Toribio (10,2 km), e a entrada de Astorga. Os trechos de declives são suaves e sem muita dificuldade. Caminhos com muitas pedras na região de Vilares de Órbigo e Santibañez de Valdeiglésias que requerem paciência. A famosa Puente de Órbigo, o Crucero de San Toríbio, o Museu das peregrinações e Catedral de Astorga são os pontos relevantes da etapa.





+ FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151037906284812.456337.576754811&type=1&l=2a50cb31bf


Nenhum comentário:

Postar um comentário