quarta-feira, 4 de julho de 2012

Caminho de Santiago - 1ºDia


Resolvi partir para o Camino. Vi os peregrinos que dormiram no quarto comigo se preparando, outros passando em frente a nossa casa, coração e as pernas não resistiram.

A previsão de tempo amanhã é ruim, hoje está nublado e frio, porém não tem chuva.

Sai, sem lanche, só com o desayuno. Sai perto das 8h.

Para subir os Pirineus, a Associação lhe entrega um mapa detalhado, porém não recomendo para pessoas  que não tem experiência em Trilhas ou Montanhas seguirem sozinhas. Ainda mais se estiver nevando ou com neve. Com neblina já foi difícil achar a trilha.
Mapa desse trecho em Espanhol: http://www.aucoeurduchemin.org/spip/spip.php?article705

Nesse trecho, conheci o Vitor, um português que foi meu companheiro de Camino por um bom tempo. Foi um amigo que o Camino me deu. Ele estava caminhando de calça Jeans, toalha grande, meio perdido com as flechas, mas com o passar dos dias foi absorvendo tudo e com certeza aprendeu muito, como eu.
Tambem fiquei amigo de uma Mexicana e outra Espanhola que foram minhas companheiras em outros trechos do Camino.

Chegando ao cume dos Pirineus, havia muita neblina, ajudei um povo que estava perdido. Estava bem frio, mal dava para ficar tirando fotos. 




Depois começou a descida e o tempo foi abrindo. Deu uma esquentada.




Eu e o Vitor pegamos o trecho mais longo pelo bosque, porém é o mais bonito. As flechas nesse trecho são raras, por um instante achamos que estávamos perdidos. As únicas marcações, fui descobrir depois o significado, são duas linhas pintadas em arvores, uma branca e uma vermelha, conhecidas como GR (Grand Randonne ou Percursos Pedestres).




Depois de andar 28km, subir mais de 1.100m, passar por dois povoados (Hunto e Orisson) um pouco de frio, muita neblina e gente do mundo todo cheguei em Roncesvalles as 14h.

Chegando no albergue em Roncesvalles, conheci a Trissia que é mineira e mora em Sampa. O albergue é muito organizado e limpo, eu diria 4 estrelas. Tem tudo. Cada dormitório tem 4 camas numeradas, banho bem quente, maquinas de lavar, de comida. Show. Já reservamos o jantar, depois da missa.




A missa é especialmente para Peregrinos, pessoas de todo mundo, católicos ou não prestam atenção e são abençoados pelos Padres. A Igreja é pequena e charmosa. Achei interessante o sistema de iluminação, quem vai a tarde, deposita uma moeda e por alguns minutos a igreja fica toda iluminada.




Depois fomos jantar no restaurante do local, mesas coletivas, pessoas do mundo todo. Na nossa mesa tinha outro português, um americano e um francês. Primeiro prato uma macarronada, o segundo um peixe e com direito a vinho, pão , agua e sobremesa. Eu, como esfomeado, acabei comendo o macarrão achando que era o unico prato, quase não sobrou espaço para o peixe. Mas, vivendo e aprendendo, nos próximos, prometo maneirar.

Muito frio ! De barriga cheia, estava com sono porcausa do fuso e não escutei nada, capotei na cama.




Observações by Raffa: Esse trecho você está muito ansioso, mas é importante ver a previsão do tempo antes de começar a subir os Pirineus, fiquei sabendo que no dia seguinte que eu parti um peregrino morreu porcausa do mau tempo. Você sente bastante o esforço físico e por isso, talvez ainda não esteja conectado ao Camino. Ainda não sabe o que fazer, se vai sozinho ou não, com certeza tem muitas coisas desnecessárias na sua mochila e que com os passar dos dias vai eliminar. Mas isso você vai aprendendo durante o Camino. Santiago está bem longe. LEMBRE-SE não faça essa trecho sozinho, se for, sempre tenha algum peregrino no seu campo de visão.

Gastos:
Albergue: 10
Lavar roupa: 1euro - compartido com mais dois
Jantar menu pergrino: 9euros
Coca + sanduiche: 3.20
Cafe: 1

Distância percorrida: SJPP a Roncesvalles: 26km

Resumo da etapa (by Manoel Brasília)
Os trechos de aclive com maior dificuldade são de Huntto até o mirante, e do Alto da Cruz até Collado Bentartea e proximidades do Collado Lepoeder. O trecho em declive de maior dificuldade é o de Collado Lepoeder na direção do caminho de bosques a Roncesvalles. Muito cuidado na descida se o terreno estiver escorregadio por causa do mau tempo. No Collado Lepoeder existe a opção de descer por Alto de Ibañeta por pista asfaltada e descida mais suave. Os pontos relevantes da etapa são os aclives dos Pirineus, as belezas naturais, e a descida perigosa do bosque que leva a Roncesvalles.

Perfil da etapa: 




FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151033835779812.455868.576754811&type=1&l=48b98a9d78

Um comentário:

  1. Olá, Raffa!
    Sou uma Sra. De 55 anos, e vou fazer o Caminho em setembro. Gostaria de saber se existe hotel, albergue público ou particular entre Orisson e Roncevalles? Você poderia me responder no email: betarodrigues2005@hotmail.com
    Obrigada.
    Seus posts estão ótimos. Estou aproveitando muito.

    ResponderExcluir