quarta-feira, 11 de julho de 2012

Caminho de Santiago - 5ºDia



Hoje acordei no susto com o barulho dos peregrinos. Fiz o desayuno rápido e sai quase por ultimo. Sai pensando em parar em Estella. O tempo foi melhorando durante o dia, o que alegrou a maioria.


Puente dos Peregrinos
Caminhei boa parte do caminho sozinho e só fui ver o Vitor e os espanhóis chegando em Estela.

A trilha ate a cidade é por meio de vales e plantações de trigo. Passei por Cirauqui (tinha um carimbo dando sopa e carimbei minha credencial), Lorca, Villatuerta...




Chegando em Estella, achei que podia caminhar mais. Encontrei com a mexicana e a espanhola que conheci em Saint Jean, tambem estavam indo para Villamajor, resolvi embalar a caminhada com elas. Antes paramos para fazer compras no supermercado e almoçar. 

O caminho para Villamayor é uma bela subida, no caminho passamos pela Fuente de Vino. É uma fonte que fica disposição dos Peregrinos, como passamos tarde, só estávamos nós 3, bebi com copo, com a mão, dei tchau para a câmera e quase pedi para dormir ali.



Para os mais curiosos, existe uma webcam ao vivo na Fuente: http://www.irache.com/fuente-del-vino.php

E não é que esse vinho nos da uma força extra ???
30 e poucos km depois de Puente de la Reina, chegamos ao nosso destino, Villamayor,mas o albergue estava lotado e outro paroquial fechado. Tivemos que andar mais 12 ate Los Arcos.

Esse 12 km foram os mais longos até então. Eu costumo caminhar rápido para chegar no destino e aproveitar o dia, conhecer a região e descansar. Nesse dia, eram 16h e ainda estavamos caminhando. Infelizmente não fiz fotos depois de Villamayor tamanha a concentração para terminar esse trecho longo. Crianças não façam isso.

Com muita sorte pegamos as ultimas 3 camas. Só deu tempo de fazer comida, tomar banho e capotar. Isso eram 9h da tarde(tarde, porque o sol aqui se põe as 22:30). Foi o meu recorde de caminhada. Foram 12h caminhando quase 46km. Desmaiei.

Observações by Raffa: Peregrinos não façam como nós, andar + - 45km é bem cansativo. Só fizemos porque não tínhamos outra opção em Villamayor. Em Irache, preste atenção a bifurcação a esquerda que leva a Fuente del Vino.

Gastos
Albergue: 6euros
Alimentacao: 6euros
Coca 3euros
Cafe 1euros

Distância percorrida: Puente de la reina a Los Arcos: 45,8km Resumo das etapas - By Manoel de Brasília

Puente de La Reina a Estella (24,2 Km)
Os trechos de aclive de maior dificuldade são de Puente La Reina até ao povoado de Cirauqui, e na entrada do povoado de Lorca. Os trechos de declive são suaves e sem muita dificuldade. Os pontos relevantes da etapa são as trilhas na subida de Mañeru. As novas trilhas na saída de Puente de La Reina e a conclusão das obras da autovia acabou com as dificuldades existentes para chegar a Mañeru. Em Villatuerta prestar atenção na sinalização para sair do povoado.

Estella a Los Arcos (21,6 Km)
O trecho de aclive mais significativo vai da entrada do povoado de Azqueta até as proximidades do povoado de Villamayor de Monjardin. Os trechos de declives são suaves e sem muita dificuldade. Os pontos relevantes da etapa são: Ausência de bosques e lugares desérticos sem sombras. Longos caminhos de terra através vinhedos de Villamayor a Los Arcos. Não se esquecer de levar água e lanche!

Perfil da etapa: 




FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151035482454812.456036.576754811&type=1&l=e0b44af6b7

Nenhum comentário:

Postar um comentário