quarta-feira, 11 de julho de 2012

Caminho de Santiago - 8ºDia

Foi a noite mais quente, dormi sem o saco de dormir e só fui acordar as 5 da manhã. Muita gente acordou cedo nesse dia, pois o sol castigou no dia anterior.


Peregrinos se preparando pela manhã
Sai do albergue eram 6h da manha. Começo foi uma subidinha que logo virou um caminho plano pelas plantações de uva. Por volta das 7h percebi que o sol estava nascendo e fiquei alguns minutos curtindo o momento. Muitos passam por mim e nem reparam. 




Depois segui sentido o albergue do Acacio, indicado pelo Rodrigo no dia anterior. O caminho foi paralelo a estrada e bem seco, o sol castigou. Eu e o portugues Vitor seguimos quase juntos ate Vilaroia de La Rioja.




Uma das paradas foi em Santo Domingo de la Calzada, aqui tem uma história bem famosa no caminho

" O peregrino ao passar pela cidade de Santo Domingo de la Calzada, não poderá deixar de visitar a sua Catedral, pois, no seu interior, vamos encontrar um galinheiro, que faz lembrar uma das belas lendas existente no Caminho de Santiago.



Contam que no século XIV, um jovem chamado Hugonell efetuava a sua peregrinação a Santiago de Compostela acompanhado pelos seus pais. Num dos albergues do caminho em que pernoitaram, o jovem mostrou-se indiferente às investidas de uma criada do mesmo, ela por vingança colocou em segredo uma taça de prata na bagagem do rapaz. Na manhã seguinte a mulher chamou os guardas e acusou Hogonell de furto. O rapaz foi julgado e condenado e em seguida enforcado. Porém quando os seus pais foram até o patíbulo para recolher o corpo, ouviram a voz de um anjo anunciando que Santo Domingo havia conservado a sua vida. Os pais do jovem imediatamente procuraram o juiz da cidade e pediram que o rapaz fosse liberado, pois estava vivo e de boa saúde. O juiz estava à mesa e com certa razão, não acreditou na história do casal. A sua incredulidade fê-lo exclamar: - Solto vosso filho quando este galo e esta galinha cantarem novamente – disse o juiz apontando os assados que tinha sobre a mesa.

Nesse mesmo instante o galo e a galinha cobriram-se de penas e puseram a cacarejar e a cantar saindo correndo. O juiz soltou Hugonell. Desde esse dia, na igreja de Santo Domingo de la Calzada, um galo e uma galinha de penas brancas são mantidos vivos junto ao altar, num alambrado no estilo gótico tardio, coberto com uma tela renascentista que recebe o nome de “Gallinero”. Os mesmos são substituídos a cada 20 dias e somente ocupam o galinheiro no período de 25 de abril a 13 de outubro. Ao entrar na igreja, se você ouvir o galo cantar, é um sinal que a sua peregrinação será bem sucedida. Daí o ditado popular: “Santo Domingo de la Calzada, donde cantó la gallina depués de asada”.
* texto retirado do site portal do peregrino





No percurso conheci dois outros brasileiros, o Mario do RJ e o Gaucho de Floripa, o Marião foi meu companheiro de Camino nos dias seguintes.




Em Redecilia, fiz um pit stop com o Vitor e paramos para comer, nesse momento um cachorro pulou praticamente em cima de mim, estava brincando e ficamos ali alguns minutos um correndo atras do outro.




Quando chegamos no albergue, foi uma felicidades, muitos kms percorridos e o sol castigava. Nos sentimos em casa.

O Acacio, quem faz o caminho, tem que conhecer, é uma pessoa que viveu o caminho por nove anos, foi e voltou, ficou de hospitaleiro, morou em albergueis, recepcionou mais de 80 mil pessoas. Muitas experiências e que algumas coisas ele nem conta para que você tenha a sua.

Nesse dia o Vitor na conversa entre o Acacio, eu e ele, falou que estava quase sem dinheiro, Acácio disse que ele pode fazer o Camino com pouco dinheiro, precisa sempre pedir para o hospitaleiro e de preferencia ficar em refúgios paroquiais. Acácio devolveu os 5 euros do Vitor.

O albergue deles é pequeno o que faz voce conhecer as pessoas. Conheci a americana, Margarida, falava espanhol, pois morou na Argentina bem na epoca da ditadura. Conversamos sobre a ditadura no Brasil e surgiu um comentario sobre a influencia da CIA, ela chorou, fiquei sem palavras, como muita gente faz coisas erradas e levamos a fama?.

Bom o jantar foi sensacional, teve feijoada, cada um contou em sua lingua o porque estava fazendo o caminho e dormi a melhor noite de todas. Disparado o melhor refugio do Camino




Observações by Raffa: Sair cedo para ver o Sol nascer é uma experiencia fantástica. Sempre que houver uma montanha a frente, faça isso. Conhecer o Acácio e seu albergue foi uma experiência muito legal, aprendi muito sobre o Camino e interagi bastante com as pessoas que estão nessa jornada junto comigo. Muitos dizem que é melhor caminhar sozinho, eu discordo e concordo ao mesmo tempo. Tem horas que caminho sozinho, tem horas que estou acompanhado de pessoas fantásticas, como o Vitor por exemplo. Siga o Camino :)

Gastos
Albergue 5 euros
Donativo e broche: 12euros

Distância percorrida: Nájera a Viloria de La Rioja (36km)

Detalhe da etapa by Manoel Brasilia
O trecho de aclive mais significativo vai da região de Alessanco, após Azofra, até as proximidades do povoado de Cirueña (6,3 km). O trecho de declive mais significativo inicia na região do povoado de Cirueña até as proximidades de Santo Domingo de La Calzada(4,2 km). Os pontos relevantes da etapa são a ausência de bosques e lugares com sombras. Longos caminhos de terra através cultivos e vinhedos. Para o desespero do peregrino na altura do campo de golfe de Ciriñuela foram instalados vivendas de luxo, e o traçado foi alterado ao meio das construções. Atenção com a sinalização!
O trecho não apresenta grande variação de altitudes. A subida mais importante é o desvio a esquerda da estrada para passar em Viloria de Rioja. Alguns prosseguem pelo acostamento da estrada sem passar por Viloria de Rioja o que diminui o percurso em 1,2 km, e seguindo direto a Villamayor Del Rio. Os pontos mais relevantes da etapa são as longas caminhadas por andaderos, ao lado da estrada N-120, a passagem pelo povoado de Grañón onde está o famoso albergue da Iglesia San Juan Bautista aos cuidado do Padre Juan Ignácio, e as belas paisagens dos montes entre Grañón e Viloria de La Rioja.

Perfil da etapa: 





FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151035563934812.456058.576754811&type=1&l=a3ef1ac2a3

Nenhum comentário:

Postar um comentário