sexta-feira, 10 de agosto de 2012

São Thomé das Letras - By Raffa

Bom o primeiro post desse meu novo blog vai ser para um lugar especial que visito tem mais de 20 anos: São Thomé das Letras em MG. Já perdi a conta de quantas vezes já fui para aquele paraíso no Sul de Minas Gerais.

A minha primeira vez em São Thomé das Letras foi no ano de 1992. Acho que foi minha segunda viagem solo (a primeira foi para Visconde de Mauá no RJ), acampávamos onde hoje em dia é o Centro de Eventos. Na foto abaixo, o Selvagem era abaixo do Campo de Futebol. Dois anos depois, ficou proibido acampar no "selvagem" devido a grande procura e a maioria optava ficar no camping do leão, na foto abaixo, onde estão as barracas:




Antigamente era bem diferente, a cidade não tinha muita estrutura, mas você conseguia caronas com os caminhões da pedreira para ir as cachoeiras. Conseguia passar cartão no supermercado em troca de dinheiro. No camping selvagem não tinha água, mas tomávamos banho nas pousadas próximas. Foi nessa época que fiz amizade com a Dona Cida, que ainda hoje tem uma pousada, a Filhos da Terra. A cidade era menor, não tinha tantas casas de alvenaria, as pedreiras não tinham tomado quase o entorno da cidade inteira. O vinho Marcon era bom ??? Era mágica.

Hoje em dia a cidade cresceu, as pedreiras estão tomando conta de tudo e até favela tem, nada contra, mas é uma falta de planejamento. Mesmo assim, São Thomé mantém sua magia. Só não recomendo ir no tal Festival da Colheita, fui uma vez para nunca mais, a cidade fica lotada, muita sujeira, funk nos carros na praça e muitos camelos.


Quem quiser ver algumas das minhas fotos antigas de São Thomé, tenho de 1993, estão aqui:  https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150410806754812.383576.576754811&type=3&l=c33818eea5 

São Thomé para mim é um refúgio, já fui muitas vezes sozinho, já fui com um monte de amigos comemorando 5 aniversários, já fui umas 20 vezes em cada cachoeira, trocentas vezes na pirâmide e sempre é especial. É o lugar que me recarrego.


O lugar dizem que tem muita energia e eu concordo.


Também já passei altos perrengues, em meados de 1993 ou 94, o sul de Minas foi castigado por muita chuva. Eu preferi continuar após o feriado, eram minhas férias. Estava acampado no Camping Toca do Leão, somente eu e duas barracas. Era tanta chuva que caiu, a ponte que ligava a cidade a 3 Corações e fiquei preso, também começou a entrar água por baixo da minha barraca. Tive que deixar a mochila na casa do Camping e uma roupa seca para dormir. Depois de  4 dias naquela situação, e de terem rasgado as outras duas barracas ao lado da minha, desisti para não pegar uma gripe ou ter prejuízo. Minha sorte naquela época, tinha uma pousada que aceitava cartão de crédito. Teve o lado bom, conheci quase todos os nativos. Falando em nativos, não deixe de conhecer o Ventania, Tibilk ou o Derivados da Natureza, no youtube tem vários vídeos com suas músicas.


São Thomé tem muitas coisas para fazer, um feriado de 4 dias é suficiente para ver quase tudo. Hoje em dia prefiro um fim de semana ou 3 dias sem ser no feriado. A cidade e as cachoeiras não ficam muito cheias.


A principal é a Pirâmide, sempre no final da tarde e a noite sempre tem gente em cima dela, seja para ver o por do sol ou tomar um vinho e curtir alguém tocando um violão. Em algum ano atrás, passei o réveillon por lá e a virada foi em cima da Piramide com direito a sinalizador e tudo. Bem legal.


Se você quiser mais sossego é melhor subir no Mirante, ele fica quase na mesma linha que a Piramide e o Cruzeiro.



A Piramide


Como chegar a São Thomé das Letras:
De São Paulo (355 Km) - Pela Marginal do Tietê, pegar a Fernão Dias até Três Corações (+/- 300 Km ) e seguir para São Thomé (40 Km de asfalto) É a melhor opção. 



Distâncias das capitais 

- São Paulo (SP): 355 km 
- Rio de Janeiro (RJ): 460 km 
- Belo Horizonte (MG): 337 km 

Onde ficar em São Thomé das Letras:

Diárias fora de feriado entre R$25/50
Pousada Filhos da Terra: Cida ou Elizandra: (35) 3237-1416

Pousada Filhos da Terra
Pousada Seres da Pedra: (35)3237-1361
Hospedaria Chega Mais (35) 3237-1331

Onde comer em São Thomé das Letras:

Para comer recomendo:


  • Caldinho de Feijão na Monalisa Lanches (Rua Cap Pedro José Martins, 30)
  • Lanche na madrugada no Bigode's ( http://bigodslanches.blogspot.com.br )
  • Almoço no Alquimista (Rua Cap Pedro José Martinas, 07) Prato Mineiro Cheiroso
  • Almoço no Bar da Lua
  • Restaurante e Pesqueiro Fazenda Boa Vista (Est. São Tomé das Letras a Três Corações, Km 4)
  • Café da manhã na Padaria Escadão (Rua Plínio Pedro Martins, 28)



Passeios
A cidade possui várias cachoeiras, grutas e passeios para fazer. Vou postar as mais conhecidas:

Cachoeiras: 


Eubiose:  Cachoeira Eubiose fica a 3 km do Centro. Trata-se de uma cachoeira com águas cristalinas, que agrada tanto as crianças, como jovens e adultos. Seguindo o curso das águas, você encontrará várias quedas, entre elas, as corredeiras conhecidas como Pocinhos, Suiça e Paraíso. Próximo a entrada da trilha tem um bar com vários tipos de "pingas meladas", recomendo

Do Flávio: A Cachoeira do Flávio fica a 6km da cidade, na estrada que vai para Baependi. Trata-se de uma excelente cachoeira para se banhar, não apenas por oferecer águas rasas mas, por trata-se de uma ducha perfeita que parece uma hidromassagem natural. Nos feriados tem uma barraca com pastel e bebidas.


Véu da Noiva:  Encontra-se a 12 km da cidade, na mesma estrada que a do Flávio e Eubiose. Trata-se de uma bela cachoeira com quedas de aproximadamente 8 metros de altura, permitindo saltos de várias alturas, de acordo com a experiência. TENHA CUIDADO.


Da Lua: A Cachoeira da Lua fica a 7km da cidade de São Thomé das Letras, no caminho para Sobradinho. A bifurcação fica antes da cachoeira da Eubiose. Ela recebeu este nome porque durante a fase de lua cheia, o local fica mais que encantado, com reflexo da lua sobre as pedras e suas águas cristalinas. Há possibilidade de realizar saltos e muita diversão com a corda ou pular da arvore. Mas tenha CUIDADO. Em frente tem um bar.


Vale das Borboletas:  Vale das Borboletas está localizado próximo a estrada que vai para Três Corações, possui duas quedas d´água, com uma pequena toca cheia de samambaias em volta. Em determinadas épocas do ano ou quando está muito sol, é possível avistar dezenas de tipos de borboletas.


Existem outras cachoeiras: Shangri-la, Da Chuva,  Gémeas, Antares e a do Paraíso que é uma continuação da Véu da Noiva.



Grutas

Gruta do Sobradinho: A Gruta do Sobradinho fica localizada na estrada que vai para Sobradinho. A gruta tem aproximadamente 100 metro de extenção e no seu interior encontra-se pequenos lagos, dando origem a uma pequena corredeira. Leve lanterna e tenis que possa molhar. Próximo da entrada há um restaurante e uma feira de artesanato.

Gruta São Tomé: Fica ao lado da praça central da cidade.


Existem outras grutas: do Feijão, do Carimbado, do Índio, da Bruxa



Igrejas: 

do Rosário: Conhecida como Igreja de Pedra. Os negros escravos não podiam frequentar os cultos na Matriz. Decidiram então construir sua própria Igreja, dando-lhe o nome da padroeira: Nossa Senhora do Rosário. A construção é do século passado e típica de São Thomé das Letras: blocos de quartzito sobrepostos e sem argamassa. É um dos cartões-postais da cidade.


da Matriz: Construída em 1785, a mando de João Francisco Junqueira, para abrigar a imagem de São Tomé  Há quem defenda que existe uma passagem subterrânea entre a igreja e a gruta de São Thomé, que servia como rota de fuga para pessoas que ali se reuniam secretamente. Eles se encontravam na Matriz e quando alguém estranho percebia a movimentação e murmúrios, todos fugiam pela passagem. De repente não havia mais ninguém na igreja. Segundo estes estudos, a lenda de São Thomé nada mais é que fachada para justificar a construção da Igreja, que não levantaria nenhuma suspeita quanto a seus objetivos. O aparecimento da estátua na gruta e a fuga do escravo ao seu encontro eram apenas sinais para que as reuniões daqueles homens se dessem ali. As pinturas internas seguem o estilo barroco, com paredes e pinturas revestidas a ouro, trabalho atribuído a Joaquim José Natividade, discípulo de Aleijadinho.



Trekking

Ladeira do Amendoim : no caminho para Carimbado está a Ladeira do Amendoim. Nela, se você deixar o carro solto em marcha lenta ele sobe sozinho. Não se espante, a física explica. Quem vê tem a impressão de que o carro está subindo, mas na verdade ele está descendo, como deve ser. Tudo não passa de ilusão de ótica.



Pedra da Bruxa : Nas noites de lua cheia, dependendo do ponto de vista, é possível ver a silhueta de uma bruxa. Também é um ótimo mirante. Fica praticamente ao lado do Cruzeiro.


Cruzeiro, Mirante e Pirâmide: 

O Cruzeiro, o Mirante e a Pirâmide de São Thomé das Letras estão localizado dentro da cidade, no Parque Municipal Antônio Rosa. Trata-se do ponto mais alto da cidade, de onde se têm uma visão de 360º sobre as maravilhas que a natureza oferece. A visão da vida deste ponto, é rica em cores e suas montanhas e vales são abundantes, dando uma impressão que São Thomé das Letras será responsável pela formação de uma civilização futura.

Dentro do Parque, pode caminhar também para a Toca do Leão, Discoporto (Caixas d agua pintadas iguais a disco voador). Não dá para se perder.



Pôr do sol visto da piramide

Em feriados, na Praça da Igreja de Pedras por volta das 9h sai o famoso PororocaTur, um ônibus velho que faz o city tour pelas cachoeiras e é bem baratinho. Combine com o Sr. Pororoca, 35 9922 3948



Pororoca


Outras Dicas:

Bancos

Bancos : Itaú - (35) 3237-1276 – Al. Virgílio Andrade Martins, 47 
Atenção: o caixa eletrônico do Banco Itaú funciona somente dentro do Banco, no horário de atendimento, das 10 às 14 horas, 2 a . a 6 a . feira ; e também Banco Postal Bradesco – (35) 3237-1249 – R. Marcionilio Ribeiro Costa, 150-A; 
Posto da Caixa Econômica Federal, na Casa lotérica Mirangem da Sorte – R. José Cristiano Alves, 21-B (35) 3237-1583; 

Centro de informações Turísticas : - Receptivo ao turista, funciona no prédio da Câmara Municipal à Rua José Cristiano Alves,04- Centro – Tel. 35 3237-1461 – das 9 às 11 e das 13 às 17horas


Linhas de ônibus:
3 Corações x São Thomé das Letras: http://www.trectur.com.br/ Trectur

São Paulo x 3Corações: http://www.viacaosantacruz.com.br Viação Santa Cruz

* São Thomé possui hospital, farmácias, supermercados, mercearias, restaurantes, pizzarias, sorveterias,  lojas e na maioria dos negócios aceitam cartão de crédito ou débito.


* De dia costuma fazer sol e calor e a noite muito frio, principalmente no inverno. Se prepare com gorro, lugas e agasalhos mais pesados.


* São Thomé também tem seu festival da canção e a festa do divino, vale a pena conferir


* A noite o agito é próximo a Pirâmide, no Bar do 2 e arredores. Quase na frente da Pousada Filhos da Terra e a Padaria Escadão também existe um novo bar rock and roll na cidade, o Alcazar. Tem mesa de pebolim, música ao vivo, bem agradável.


* Não suje as cachoeiras, as montanhas e nem a cidade.


* São Thomé das Letras também atrai escaladores, segue o link com o croqui de algumas vias: http://pt.scribd.com/doc/64285553/croqui-sao-thome


* Camping:
Do Noel:  http://www.campingdonoel.com.br/ 


Nos sites a seguir existem outras opções de passeios, grutas, cachoeiras e outros: 

http://saothomedasletras.net/turismo/?page_id=10


ou no Mochileiros: http://www.mochileiros.com/sao-tome-das-letras-perguntas-e-respostas-t1252.html


http://www.visitesaothome.com.br 

Fotos da minha última passagem por São Thomé: 

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150876615019812.437542.576754811&type=1&l=767b64bf24

Mais fotos - setembro 2013

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151818017654812.1073741831.576754811&type=1&l=2f68739f05

Fotos em abril 2014:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10152330634584812.1073741842.576754811&type=1&l=49ac63ac93

Um comentário: