sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Brotas - SP

Enfim chegamos a Brotas, a cidade do turismo de aventura e na minha opinião de mochileiro, trilheiro, viajante ou seja lá qual a denominação que o povo fala, achei uma exploração.

Eu acho justo você ter uma propriedade, construir uma estrutura e cobrar 25, 30 ou 35 reais para passar o dia ou acampar.

Seria mais justo se toda propriedade cobrasse uma taxa de visita para poucas horas, exemplo: quero conhecer a cachoeira, tirar algumas fotos e em alguns casos, dar um mergulho. Tempo de permanência, uma hora ou até duas dependendo da trilha. a taxa, 3 ou 5 reais. Agora imagina se fossemos em todas as cachoeiras de Brotas, que em média custam para entrar 20 a 30 reais ??
Para disfarçar a exploração, algumas oferecem almoço incluso no preço.

Fica postado aqui minha revolta e sugestão

Outra cidade com muito mais cachoeiras, Bueno Brandão, a taxa em média são 3 a 5 reais.

Ou vocês acampam cada dia em uma cachoeira para não pagar a entrada e usufruir da exploração ou vão sair bem chateados com o lugar, que é lindo e não merece esse povo que cuida do turismo.

Por não conhecer a região e não ter indicações pegamos uma cabana no camping do jacaré (http://www.campingjacare.com.br) por 35 reais. o local tem uma ótima estrutura, boa localização, piscina, banheiros limpos, wi fi e bem seguro. Mesmo assim, achei caro. ficamos por falta de conhecimento.

Primeiro dia fizemos um churrasco com que sobrou de Itirapina, abrimos nossas barracas para secar e terminamos o dia na beira da piscina. 




A noite jantamos na Torre de Pizza. Recomendo.

Dia seguinte fomos as Cachoeiras do Bairro do Patrimônio, a primeira custava 25 reais a entrada. tentamos negociar e nada. Fomos na seguinte, na cachoeira das 3 quedas (http://www.cachoeira3quedasbrotas.com.br) e conseguimos um desconto por "15 reais"









Como o próprio nome diz, são 3 pequenas cachoeiras. uma estrutura básica, restaurante, o dono simpático e só não acampamos ali, pois já deixamos pago o Camping do jacaré.

Ficamos ali umas 2horas e voltamos para a cidade, tambem conhecemos o parque dos saltos (gratuito ALELUIA). 



Fizemos nosso almoço e janta no camping. Dia seguinte, tentamos fazer um rafting, mas o preço tambem não colaborou 85 reais. Zarpamos sentido a Sampa.

E se vocês quiserem conhecer cachoeiras bonitas vão para Aiuruoca-MG, Carrancas-MG, Bueno Brandão-MG e etc.
Lá você não será explorado como em "Campos de Brotas" (alusão a Campos do Jordão no inverno)

+ FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150585272504812.407506.576754811&type=1&l=7b695980cc

Descalvado - SP

Depois de Itirapina, Analândia, chegamos em Descalvado (245km de SP).

Tem tempo que queria conhecer a Cachoeira Salto do Pantâno.

A cidade tem poucas opções para hospedagem: Hotel Descalvado e Hotel dos Viajantes.

Fomos no posto de informações turísticas e ficou fechado nos dois dias que estávamos na cidade. Ligamos no Hotel Descalvado e descobrimos o Hotel dos Viajantes que fica próximo a antiga estação de trem e o posto de informações turísticas. Era o mais em conta. 30 por pessoa com um simples café da manhã


O Hotel é a própria casa dos donos, um belo casarão. Muitas antiguidades e fotos e a hospitalidade muito boa. Endereço: Av. Guerino Oswaldo, 20 (19) 3583 - 4208





A noite procuramos algo para comer, tudo fechado, o jeito foi comer no trailler próximo a antiga estação de trem, uma pizza no prato por 7,50.


Depois de tirarmos algumas fotos na estação, pegamos algumas informações com a dona do buteco em frente, muito simpática por sinal e seguimos para a Cachoeira Salto do Pantano. Na cidade existem outras duas cachoeiras: Gasoso e São Rafael.





O Salto do Pantano não paga para entrar. tem um pequeno espaço para o estacionamento ou camping selvagem por uma noite.


A trilha começa a asfaltada e uma bela pirambeira até o nível de suas aguas. A cachoeira acho que tem entre 40 e 50m.




Depois de curtimos a cachoeira, seguimos para Brotas...

VÍDEO DA CACHOEIRA



FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150585226249812.407499.576754811&type=1&l=b900f347d7


Analândia - SP

Depois da aguaceira que foi o reveillon no Saltão, fomos para Analândia. Lá o tempo já estava melhor. A Cidade é bem aconchegante.

Procuramos algumas opções de hospedagem, já que nossas barracas e roupas já estavam todas molhadas. a Vale da Lua, que era mais barata estava lotada. Optamos por um chalé na pousada Sopro do Vento (http://www.soprodovento.com.br) conseguimos um desconto (50 reais por pessoa incluso café da manhã)

Hotel bem bonito, tem piscina, muito verde e os chalés são com tv e frigobar. Depois de tanto perrengue, merecemos um pouco de luxo.

No dia seguinte fomos até o pé do morro do cuscuzeiro, mas precisa de equipo para chegar no cume. 5 reais a entrada. 




Depois seguimos para a Cachoeira da Bocaina(5 reais), nos desapontamos um pouco, nas fotos o volume era maior e mesmo com chuva, caia pouca agua. Depois descobrimos que ela foi represada mais para cima.




Da Bocaina, seguimos até a cachoeira do Escorrega. Entrada 5 reais, boia 3 e almoço a vontade 15 reais. A cachoeira é simples, porém descer com a bóia é bem divertido. O almoço foi muito bom. No local tambem funciona um camping. boa opção.





De Analândia seguimos para Descalvado-SP

+ FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150585180759812.407495.576754811&type=1&l=624e2b127d