quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A Trilha do Ouro - Primeiro Dia

Se programe. Primeiro de tudo é necessária uma autorização do Parque Nacional da Serra da Bocaína ( http://www.icmbio.gov.br/parnaserradabocaina/inicio

Nós decidimos fazer em 3 dias, começando no sabado pela manhã e terminando na segunda feira de carnaval.

Autorização reservada e passagens compradas (Pássaro Marrom),  marcamos como ponto de encontro a rodoviária do Tiete em SP, ultimo ônibus sentido Guaratinguetá, 23:40. Véspera de Carnaval, todos sabem como funciona, houve atraso e saímos de São Paulo às 01:40. Não pegamos transito na estrada, chegamos ao destino, perto das 4h. O outro ônibus de Guaratingueta para São José do Barreiro, só as 7h.

Esticamos nossos isolantes e dormimos no chão da rodoviária junto com um grupo de ciclistas que iam fazer a Estrada Parati-Cunha. Acordamos as 6:30 e tomamos um cafe reforçado na própria rodoviária.

Depois de três horas chegamos a SJB. O Bruno tinha acabado de levar um grupo ate a portaria do parque. Bruno é o nosso amigo que agora tem um jipe e faz translados e resgates na região. contato: https://www.facebook.com/rotadaaventura

A hora passava e resolvemos almoçar, como prevíamos, Bruno chegou. Ele foi adiantando a papelada  com o parque. Depois de acomodar as mochilas no bagageiro do jipe, partimos. Passamos pela portaria e começamos a trilha por volta das 13:20. Como houve o imprevisto com o horário  achamos melhor o Bruno levar nossas mochilas até a Barreirinha, nosso acampamento no primeiro dia (12 3117-2205)

A trilha começa bem batida após a portaria, logo um riozinho corta a trilha e voce atravessa por uma pequena ponte.

Depois de 1,5km, voce chega na entrada da trilha (sinalizada) para a cachoeira de Santo Isidro.

A Cachoeira tem 80m, um belo poço para mergulho e uma pequena prainha. Vale a pena começar a trilha bem cedo para poder curtir as cachoeiras.

Depois de algumas fotos e mergulhos, voltamos para a trilha até retornar a estrada que vem da portaria. Andamos mais cerca de 8km na estrada bem batida, com mais declives do que subidas. Ah, caso queira cortar caminho, há uma placa sinalizando o atalho. Chegamos na entrada para a trilha que leva a cachoeira da Posse.

A cachoeira tem cerca de 40m.

Próximo a cachoeira havia umas construções abandonadas com duas pessoas acampadas. Não sei se pode acampar ali, é bom se informar na portaria. é um bom abrigo para chuva ou se começar a trilha bem tarde.

Ao voltar para a trilha sentido a Barreirinha, o tempo começou a fechar. Não podemos avistar a bela vista da Serra. Apesar de ser uma subida, aceleramos os passos com medo da chuva apertar.

Perto do km 12, há uma bifurcação com uma placa apontando para a Pousada Vale dos Veados, é só continuar no sentido que você vem e continuar a subida.

Na parte alta da trilha, pegamos chuva e não tirei muitas fotos, como estava seguindo o mapa sem escalas, não sabia quanto faltava para a Barreirinha, ainda assim me lembro de uma pequena capela de madeira e uma cruz. Depois de um a dois km, chegamos na Pousada e camping da Barreirinha. Eram quase 20h.

Montamos as barracas, o primeiro grupo que saiu as 9h da manhã já estava dormindo. Tomamos uma ducha, rolou o jantar, vinho e conversas sobre o dia seguinte. A noite estava estrelada e o dia seguinte prometia mais paisagens e aventura.

Croqui trilha do ouro primeiro dia

Croqui trilha do ouro primeiro/segundo dia
Gastos
Passagem SP > Guaratingueta: R$36,23
Passagem Guaratingueta > SJ do Barreiro R$21,53
Café da manhã em Guaratingueta: R$ 5,00
Almoço em SJB: R$ 18,00 (restaurante em frente a igreja, por kg)
Tranporte Jipe de SJB > Barreirinha (Mochilas): R$ 25

Meias quechua
Bota Vento Titã
Mochila Arcteryx 80l
Saco de dormir micron lite
Segunda pele Solo
Capa
Conjunto Panelas doite
Repelente, protetor solar, remédios
Camelback deuter
Peso inicial em 23 kg (depois dividi a barraca e os mantimentos)

KM total da portaria até Barreirinha: 18km

obs: croquis não tenho a fonte original, quem conhecer, favor avisar para dar os devidos créditos
Mapas e tracklog em http://www.danbp.org/downloads/trilha_ouro_mapas.zip
Recomendo levar um bastão de caminhada e calçados adequados para pegar muita lama