domingo, 3 de agosto de 2014

Pico das Cabras - Morungaba / Campinas

Domingão de sol, nada para fazer (trabalhei no sábado e não sai a noite), o jeito foi procurar algo para bater pernas. Via facebook, encontrei o pessoal da Compass de Morungaba que estava organizando uma trilha saindo de Morungaba, passando por 3 pedras e retornando. Fechou !

Sai de Itatiba no ônibus das 7am com destino a Morungaba (R$3,60). Em 30 minutos já estava no ponto de encontro que era próximo a rodoviária. Ainda deu tempo de tomar um café e assistir o pessoal da umbanda que se reunia com uma fila kilometrica de carros, parecia ano novo, todos de branco.

Bom, todos prontos, saímos por volta das 8:30, subindo as ruas de Morungaba até pegar uma estrada de terra. A medida que subia, a vista da cidade ficava mais bonita.

Passamos pelo Cruzeiro e alguns metros já estávamos na trilha de terra.

A trilha é bem batida e depois da subida pelo asfalto, ficou um bom tempo plana, a trilha meio que seguia paralela a uma estrada.

Depois de um subida, chegamos a primeira pedra

Nessa pedra, sem nome, encontramos com alguns bikers e motociclistas. A vista tambem é muito bonita. Aqui já era Joaquim Egídio.

Depois da breve parada, seguimos pela trilha até outro Pedra. Não sei o nome ao certo, mas o pessoal chama de Pedra Bolão, ótimo para rapel. Aliás, um pessoal estava fazendo.

Daqui avistava o Pico das Cabras e outra pedra logo na frente que o pessoal tambem faz rapel

Mais um tempinho tirando fotos e apreciando o lugar e o visual, voltamos para a trilha e seguimos pela mesma estrada.

Passamos pelo observatório Municipal de Campinas e na sequência já estávamos no Pico das Cabras. No local tem um bar, tem estacionamento, lugar para camping (achei um pouco descuidado porcausa da sujeira que os campistas deixam)

Na portaria você paga: estacionamento(R$5), camping (R$10) e trilha ou escalada (R$7) Tambem tem alguns salgados e bebidas. Fone: Maurão 40141578 e ou Elias 11 999689515

Da portaria até a Pedra é uma pequena caminhada. Já tinha um pessoal escalando.

Curtimos um pouco a pedra, subi onde era possível sem cordas e fomos para a Pedra Mor, tambem dentro da propriedade.

Da Pedra Mor , avista se Itatiba e Jundiaí ao fundo.

Mais uns minutinhos curtindo o visual e retornamos por outro caminho dentro do parque

No retorno, próximo a Morungaba, entramos em outra bifurcação e voltamos por outra trilha. Daqui dava pra ver o Parque Chico Mineiro.

Não demorou muito e já estávamos no asfalto de Morungaba. Passeio muito bom para quem é iniciante, mas não muito sedentário. A trilha deu 13,5km, em 4h:30, tem algumas subidas (400m de elevação)