segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Chapada Diamantina - 11ºdia - Igatu

Décimo primeiro dia na Chapada.

Vou dividir esse dia que foi proveitoso em dois posts/albuns

Outra coisa que nos deixou muito entusiasmado. Depois de se apaixonar por Igatu, a gente acabou conhecendo sem querer esse projeto Fantástico que pela internet tem poucas informações: Projeto Brejo/Verruga.




Brejo e Verruga são dois nomes de garimpos que antigamente acabaram se encontrando por baixo da montanha sem querer.
Depois de muitas brigas, um dos donos desviou o rio para dentro e acabou com tudo.O que 150 homens levaram para construir, hoje em dia, dois estão restaurando. Falta investimento, mas pelo o pouco que ja fizeram, o projeto é sensacional. Vamos ajudar ai prefeitura de Igatu !!!





Dentro da Gruta existem bonecos feitos de TUBATINGA que representam cada garimpeiro que trabalhou naquelas minas (cada boneco tem um instrumento e roupa diferente). A iluminação dentro é feita de velas e o nosso guia parece um pouco tímido, só respondendo o que a gente pergunta, mas é normal, se alguem lhe instruir com certeza será bem mais comunicativo.







Consegui ir um pouco além da visitação e ainda pude ver aquelas peneiras que retem cascalhos que depois eles remexem atrás de ouro e diamantes.




Depois do Brejo/Verruga, finalmente fomos conhecer as Ruínas de Igatu,aonde foi filmado recentemente o filme O Besouro. Uma cidade de pedras fantasma, com direito a Galeria de Arte (muito bonita) e um cafézinho intelectual rs.


Ruinas da cidade


Galeria de Arte em Iguatu



Depois seguimos para Mucugê...

Igatu deixou saudades !

Contato em Igatu:
Rafael Macaco
www.igatuescalada.blogspot.com
igatuescalada@hotmail.com
e pousada xique xique 75 - 8148-5070

Fotos do Segundo dia em Igatu em : https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150516720454812.398407.576754811&type=1&l=f308f11dfa

6 comentários: