quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Choquequirao - Dia 1

Esse relato é para você que quer economizar US$260 p/pessoa.

Fizemos a trilha até Choquequirao sem guia ou agência e o melhor, ajudando as pessoas em Cachora e os moradores locais por onde passamos.

Choquequirao é um sítio arqueológico (3.050m) localizada na serra de Salkantay, próxima ao Vale do Rio Apurimac.  O complexo tem cerca de 1.800 hectares dos quais só 30-40% são escavados.

Vídeo com imagens de Choquequirao:

Choquequirao foi, provavelmente, um dos pontos de entrada à Vilcabamba , e também um centro administrativo servindo funções políticas, sociais e econômicas. Seu desenho urbano tem seguido os padrões simbólicos da capital imperial, com lugares rituais dedicado ao Sol (Inti) e os ancestrais, a terra, a água e outras divindades, com mansões e casas para os administradores de artesãos, armazéns, residências grandes ou kallankas e terraços agrícolas pertencentes ao Inca ou as pessoas locais. Espalhar mais de 700 metros, a área de cerimonial cai até 65 metros das áreas elevadas para a praça principal ".  A cidade também teve um papel importante como elo entre a Floresta Amazônica e da cidade de Cusco . Foi um dos últimos bastiões de resistência e refúgio do Filho do Sol (Povo Inca).

É possível também fazer uma travessia de 8 dias de Cachora até Machu Picchu. Eu como já tinha feito a Salkantay a um ano atrás, dessa vez, escolhi só Choquequirao.

Mapa travessia Cachora até Machu Pichu
Vamos lá para a preparação da travessia, saindo de Cusco até o Sítio arqueológico de Choquequirao.

Primeiro dia em Cusco, tiramos para comprar comida e procurar uma van que nos levasse até Cachora (3h de viagem).
Encontramos por 600 soles (ida e volta):
Rosendo: 984-182387 ou 984-690136
Elmer: 982-385511

Dia seguinte, estávamos as 6am na plaza de armas em Cusco esperando a van. Turma presente: Anderson, Junior, Fabio, Vivi, Willian, Sandro e eu.

Seguimos até Cachora por um caminho muito bonito entre montanhas e vales. Paramos para um desayuno. Chegamos por volta das 10h.

Em Cachora, seguimos a indicação do motorista. Paramos em frente a uma agência, como estava fechada, na porta ao lado, tinha um burrico encostado e outros dois caras. Perguntamos sobre aluguel do burro e eles falaram que era 25 soles para pagar o burro + 25 soles para o Arrielo. Topamos.

Deixamos nossas comidas e barracas para ir no burro.

Minutos depois a agência abriu e o cara falou que um burro é pouco, que a subida é forte, vai precisar outro para levar nossas mochilas que os ultimos brasileiros chegaram sem pernas. Todos olharam para ele com sangue nos olhos

Na rua de Cachora, se preparando
Fechamos com um burro e só ! Também conhecemos nosso Arrielo, o Carlos. Pequeno mas uma grande figura.

Começando a caminhada
Eram 11h e pouco quando começamos a trilha. Seguimos na frente e o Carlos e o burrico vinham atrás.

Nosso plano era:
  • Primeiro dia: Acampar em Chikisca
  • Segundo Dia: Marampata
  • Terceiro Dia: visitar Choquequirao pela manhã e retornar a Chikisca
  • Quarto Dia: De Chikiska a Cachora e depois Cusco

Mapa da trilha até choquequirao - ida e volta - os triângulos são acampamentos
O começo são cerca de 17km, vai alternando descidas e retas até o mirante Huancacalle, apartir daqui é uma pirambeira master. Descida bem forte, descampada, com muito sol e dependendo do vento, risco de pedras rolarem pela montanha.

VÍDEO FEITO NO MIRANTE DE HUANCACALLE:

No caminho avistamos vários nevados, inclusive Salkantay. Tambem dá para ver o Rio Apurimac (nosso rio amazonas).

Começando a descida do mirante até Chikisca com vista ao rio apurimac
O local do acampamento é em Chiquiscca. Chegamos por volta das 16h. Fomos em um ritmo forte, estava calor, nesse dia nosso arielo Carlos, sofreu com nosso ritmo e o calor

Minha barraca com a pontinha do cume do Salkantay
O local do camping é simples, água fria, banheiro simples, algumas cabanas para fazer e comer comida. Tambem tem um pequeno comércio. Pagamos 2 bolivianos pelo uso do banheiro (camping é cortesia)

Ficamos com dó do nosso arrielo, existiam duas expedições indo para choquequirao e outra indo mais adiante até Aguas Calientes. Os caras levavam 3 mulas e a outra umas 6 mulas. Então levaram, bujão de gás, muita comida. E nós com nossos fogareiros e comidas by Brazil. Carlos comia bem, mas a revelação foi no final, depois eu conto.

Tomei um banho frio, para tirar aquela poeira toda que pegamos na estrada. A noite logo após o jantar todos capotaram cedo. Ainda deu tempo de ver o céu todo estrelado. Mas que não durou muito, a noite caiu uma chuva. alguns tiveram forças para levantar e trazer as mochilas para o avanço das barracas. Molharam algumas coisas.

zzzzz dormimos porque o dia seguinte prometia

TRACKLOG DO PRIMEIRO DIA: http://connect.garmin.com/activity/119601719

MINHAS FOTOShttps://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150580305874812.406954.576754811&type=1&l=c5efa715f7

Fotos do Sandro: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.154531354640438.36408.100002507243062&type=3

Fotos do Fábio: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.171555186263653.46129.100002275186328&type=1

Gastos/ trilha:
Van (CuscoxCachoraxCusco) = 600 soles
Mula + Arrielo (25 soles cada por dia)= 200 soles (4dias)
Entrada Choquequirao: 37 soles (paguei 19 soles/estudante)
Comida: Ficou + ou - 50 soles por pessoa
Camping: 2 soles = 8 soles ao total
Propina para o Carlos= 20 soles cada
Obs: em Cachora há taxi para Cusco por 180 soles
Custo individual: 180/200 soles

Links com relato de todos os dias: